Foto: PMP-BS/Udesc

Filhote de baleia-franca-austral é encontrado morto em praia de SC

Na manhã desta sexta-feira (2), foi encontrado morto um filhote de baleia-franca-austral, na Praia do Sol, em Laguna/SC. Este é o primeiro registro de encalhe na região desta espécie em 2019, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Foto: Luís Marques Mossman

Ainda não se tem informações do tamanho exato do animal. A equipe técnica responsável e veterinária da Udesc vão apurar melhor a causa da morte da baleia, aparentemente sem causas visíveis. Uma necropsia será feita para saber melhor a causa da morte.

Pesquisadores deixaram um alerta, para quem for visitar algumas dessas praias de Santa Catarina, e avistar alguma ave, tartaruga ou outro dia de animal morto ou debilitado, deve entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341. É feito um trabalho de recuperação desses animais e soltura deles de volta à natureza. E em caso de morte, é feito um estudo para identificar as causas da morte para tentar proteger o restante da fauna marinha da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.