Editora Cultura Sub e Veolia trazem para o Brasil a Exposição
“Veolia Water Fotógrafos da Natureza”
Serão mais de 70 fotografias vencedoras da competição realizada pelo Natural History Museum de Londres e pela Revista BBC Wildlife.
Pela primeira vez no Brasil, os amantes de fotografia ainda poderão participar do concurso promovido pela Veolia Water Brasil.
Chega ao Brasil uma coleção de imagens inesquecíveis de todos os fotógrafos vencedores da competição realizada pelo Natural History Museum de 2011. O concurso que recebeu 41 mil fotografias de 95 países selecionou apenas 79 imagens de 24 países, as quais ganharam a competição pela habilidade de registrar a beleza e admirar a importância do mundo natural.
A preciosidade dessas imagens é expressa pelos detalhes, pois mesmo com a evolução da tecnologia e dos aparelhos utilizados para captar imagens, nada substitui a sensibilidade do olhar humano. A diversidade de cada interpretação é o que inspira o público a visitar uma exposição desta natureza.
Entre várias divisões, a fotografia do ano foi para Daniel Beltrá, espanhol, fotojornalista da agência de notícias EFE e Greenpeace, o qual registrou uma imagem de pelicanos resgatados nas águas do Golfo do México, em 2010. Na imagem os pelicanos estavam passando pela primeira etapa de limpeza em uma instalação de pássaro e resgate temporário em Fort Jackson, Lousiana.
“A competição dissemina a história do mundo natural, é claro, a degradação do ecossistema. O sucesso nesta competição é um resultado gratificante, mas quem participou já é vencedor por ver ao ar livre a sagacidade de uma câmera. Descobrir um sentimento de admiração na natureza é o maior prêmio de todos”, relata Joe Cornish, fotógrafo e jurado.
Anualmente uma exposição principal com as fotos vencedoras ocorre no Natural History Museum de Londres e em seguida viaja por todo o mundo. O Brasil receberá durante os meses de junho a agosto o Veolia Water Fotógrafos da Natureza no Espaço Cultural Bovespa em São Paulo e no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
“Não existe época melhor para trazer essa exposição para o Brasil, pois todos os olhos estão voltados para os debates sobre preservação ao meio ambiente na Rio + 20 . Acreditamos que para preservar é preciso conhecer e, com essa mostra, as pessoas tem a oportunidade de visualizar um pouco mais do mundo selvagem e como é importante protegê-lo”, explica Ana Carolina Xavier, diretora da Editora Cultura Sub.
Serviço:
Exposição
Data: 15 de junho a 9 de julho
Horário para visitação: de segunda a sexta das 9h às 18h
Local: “Espaço BM&FBovespa”.
Endereço: Praça Antônio Prado, 48, Centro, São Paulo-SP
Entrada gratuita
Data: 3 de agosto a 30 de agosto
Horário: de segunda à sexta das 1h0 às 18h; sábado e domingo das 10h às 16h
Local: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 (dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro-RJ)
Entrada gratuita
Sobre o concurso:
Pela primeira vez no Brasil, o Concurso “Veolia Water Fotógrafos da Natureza” tem caráter cultural, é gratuito e promovido por VWS Brasil Ltda. As fotografias deverão obrigatoriamente conter imagens relacionadas com o tema “Animais na Natureza”. O ganhador receberá uma máquina semi-profissional e terá a sua foto divulgada no site oficial do evento e no Facebook da Veolia Water Brasil.
Mais informações:
www.culturasub.com/veoliawaterfotografosdanatureza/
https://www.facebook.com/#!/VeoliaBrasil
Sobre a Veolia:
Divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, a Veolia Water Solutions & Technologies (www.veoliawaterst.com.br) é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Presente em 74 países, o Grupo Veolia obteve em 2011 receita de 29,6 bilhões de euros.
No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das águas, projetando, implantando e operando sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reuso para mais de 100 clientes, dentre eles Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Votorantim Metais, Suzano, Bahia Pulp, Cedae, Monsanto, AcelorMittal e Companhia Siderurgica de Tubarão (CST).
Acreditando ser um concurso sério, realizado por empresa e pessoas sérias, enviei foto para participar do evento.
Recebi e-mail comunicando que havia ganho o concurso e em anexo o TERMO DE CESSÃO TOTAL DO DIREITO PATRIMONIAL, em detrimento do regulamento que garantia o uso não comercial e utilização apenas para divulgação do certame.
Tentei negociar um “by out” ou o ajuste de CESSÃO para LICENCIAMENTO, quando recebi o ultimato informando que se não aceitasse a CESSÃO TOTAL DOS DIREITOS PATRIMONIAIS seria desclassificado.
Claro que assinei… Assinei o contrato com escritório de advocacia para ajuizar ação contra a VWS Brasil Ltda.
Veolia Water Brasil: Serviço, Valor e Responsabilidade… Será?
Que papelão!
Mais um concurso PÉ DE CHINELO!
Abração,
Emídio Bastos
Emidio entendemos e respeitamos sua reclamação, mas este post se refere a uma exposição de fotos da Veolia International, o concurso a que você se refere é promovido pela Veolia Brasil e só está divulgado aqui em carater de informação, a DIVEMAG é apenas um canal de notícias de eventos relacionados ao mergulho, não tem nada a ver com a organização desse concurso, minha sugestão é que manifeste sua insatisfação no canal adequado, abraços e boa sorte
Dando mostras do quanto eh transparente em suas acoes, VEOLIA BRASIL retirou os comentarios de Emídio Bastos, vencedor de uma das categorias do certame, de sua pag no facebook e tambem a opcao comentar. Que juizo de valor podemos fazer dessa atitude? Veolia Water Brasil: Serviço, Valor e Responsabilidade… eh o slogan deles.
Olá Kadu,
Desculpe-me mas foi através do link da Veolia nesta página que cheguei ao conhecimento do concurso por eles promovido e fiz minha inscrição, portanto, nada mais justo que use sua a publicação para mostrar do que realmente se trata o concurso.
Mais que reclamar com a Veólia, já ajuizei ação, aqui em Salvador.
Abração,
Emídio Bastos
Olá Emidio,
como organizadora do concurso internacional no Brasil peço por favor que retire seus comentários do post.
Caso tenha alguma dúvida peço que entre em contato conosco no email acima.
Já estamos acompanhando seus posts nas listas de discussão e na difamação indevida da marca Veolia e da difamação do concurso fotógrafos da natureza.
Obrigada
Desculpe-me Ana, mas só hoje vi a sua publicação.
A minha reclamação refere-se ao Concurso Cultural Fotógrafos da Natureza, organizado pela Veolia Water Brasil, VWS Brasil Ltda, cujo link para inscrições está nesta página.
Tudo resolvido.
Após demandar judicialmente, concordei em fazer acordo extra judicial e a Veolia Brasil fez a retratação públca, fui reclassificado, além de substituírem todos os TERMOS DE CESSÃO com os outros vencedores do concurso.
O Direito Autoral deve ser sempre respeitado por organizadores, promotores e patrocinadores de Concursos Fotográficos.
Obrigado pelas manifestações de apoio e acolhimento da causa a todos os colegas fotógrafos.
Abração,
Emídio Bastos