Um vulcão em erupção no arquipélago polinésio de Tonga criou uma nova ilha devido ao acúmulo de enormes rochas e cinzas expelidas há um mês, anunciaram nesta sexta-feira (17) as autoridades locais.
O vulcão, localizado 65 km a noroeste da capital do reino, Nuku’alofa, despertou no dia 20 de dezembro pela primeira vez nos últimos cinco anos, explicou o ministério de Terras e Recursos Naturais.
A erupção ocorreu através de duas crateras, uma situada na ilha desabitada de Hunga Ha’apai e a outra submarina, a 100 metros da costa.
Especialistas inspecionaram na quinta-feira (15) a zona de barco e constataram que a erupção havia mudado a paisagem. “A nova ilha tem mais de um quilômetro de comprimento, dois de largura e uma centena de metros de altura’, declarou o ministério em um comunicado.
“Observamos que o vulcão lançava a cada cinco minutos, mais ou menos, cinzas e rochas a 400 metros de altura”, acrescentou a fonte.
A erupção provocou grandes danos à vegetação das ilhas de Hunga Tonga e de Hunga Ha’apai.
Tonga, um reino de 170 ilhas que conta com 120 mil habitantes, está localizado sobre o cinturão de fogo do Pacífico, onde as placas continentais se encontram, provocando uma atividade sísmica e vulcânica muito intensa.
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies