Em decisão histórica, países votam pela regulação do comércio de barbatanas de tubarão

Essa foi a primeira vez que a maior cúpula de vida selvagem do mundo decidiu limitar e regular o comércio de 54 espécies de tubarões.


Tubarão Albert kok / Wikimedia Commons

Os tubarões representam dois terços das espécies visadas pelo mercado de barbatanas e a maioria está ameaçada de extinção pela prática. Um estudo mostra que a sua população nos oceanos diminuiu mais de 70% em apenas 50 anos e segundo os cientistas, a razão é resultado direto da sobrepesca e do comércio internacional não regulamentado.

Em busca de uma solução para o problema ambiental, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cities) – que engloba 186 nações – votou pela primeira vez para regular e limitar esse comércio, responsável por matar milhares desses animais todos os anos e prejudicar a biodiversidade marinha.

A proposta apresentada pelo Panamá e apoiada por outros 40 países foi considerada histórica por ambientalistas e oferece proteção a 54 espécies da família “requiem”, que inclui os tubarões tigre, touro e azul, os mais visados por esse mercado – que movimenta aproximadamente meio bilhão de dólares.

“Agora, finalmente, o comércio profundamente insustentável de barbatanas de tubarão será totalmente regulamentado”, disse Luke Warwick, diretor de conservação de tubarões e raias da Wildlife Conservation Society, ao jornal The Guardian.

Fonte: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/11/18/em-decisao-historica-paises-votam-pela-regulacao-do-comercio-de-barbatanas-de-tubarao.ghtml

About The Author