Inundações, secas e poluição plástica dominam as imagens vencedoras do Concurso Fotógrafo Ambiental do Ano 2023, oferecendo uma visão impactante dos desafios enfrentados pelo nosso planeta. Surpreendentemente, todas as cenas vencedoras foram capturadas em Bangladesh, um país que figura entre os mais vulneráveis às mudanças climáticas.
Fotos premiadas mostram nosso planeta em perigo
Uma manada de búfalos percorre terras áridas em meio a uma seca, uma cena retratada pelo fotógrafo Shafiul Islam para destacar os impactos das secas que assolam o norte do país nas últimas décadas. Os rios, canais e reservatórios secaram, a produção agrícola diminuiu, e as comunidades locais enfrentam consequências devastadoras.
Outra imagem impactante, registrada por Solayman Hossain, de 18 anos, mostra um fazendeiro e suas vacas navegando pelas águas das enchentes durante a temporada de monções no distrito de Kushtia. Hossain, criado em uma aldeia próxima, testemunhou as mudanças ambientais devastadoras ao longo de sua vida, com inundações frequentes e ciclones danificando colheitas e meios de subsistência.
O Bangladesh, classificado como o sétimo país mais vulnerável às mudanças climáticas, enfrenta desafios contínuos devido a ciclones, tornados e inundações. Prevê-se que até 2050, uma em cada sete pessoas no país será deslocada devido a essas alterações climáticas. Os fotógrafos locais acreditam que é crucial destacar essas ameaças para inspirar ação e conscientização sobre a necessidade urgente de proteger nosso planeta.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution