Um alarmante episódio de branqueamento de corais está assolando o mundo devido às temperaturas excepcionalmente altas dos oceanos, alertou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos nesta segunda-feira (15).
Pela segunda vez em uma década, os recifes de corais em todo o mundo estão enfrentando um grave fenômeno de descoloração, resultante do aumento das temperaturas da água. Partes da Grande Barreira de Corais, na Austrália, estão sob ameaça iminente de colapso.
Embora o branqueamento possa levar à morte dos corais, é um processo reversível. Se as temperaturas diminuírem e outros fatores de estresse, como a pesca predatória e a poluição, forem controlados, os corais afetados têm chance de sobreviver.
Este fenômeno preocupante foi observado em todas as regiões tropicais, com destaque para o Brasil, Flórida (sul dos Estados Unidos), Caribe e Pacífico Tropical Leste. Além disso, a Grande Barreira de Corais, considerada o maior sistema de recifes do mundo e visível do espaço, foi duramente atingida. O mesmo aconteceu em vastas extensões do Pacífico Sul, Mar Vermelho e Golfo.
“A maior ameaça para os recifes de corais em todo o mundo é a mudança climática. A Grande Barreira não está imune a isso”, afirmou a ministra australiana do Meio Ambiente, Tanya Plibersek, no mês passado.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution