Crise climática pode reduzir vida marinha a 1 km de profundidade em 40% até o final do século

Um dos maiores habitats da Terra pode ver sua rica diversidade de vida reduzida até o final do século devido à crise climática.

A zona mesopelágica do oceano, também chamada de “zona crepuscular”, está localizada entre 200 metros a 1.000 metros abaixo da superfície.

Pequenos crustáceos conhecidos como Megacalanus princeps vivem na zona crepuscular do oceano a uma profundidade de mil metros no Atlântico Nordeste.Natural Visions/Alamy Banco de Imagens

A região marinha, que representa aproximadamente um quarto do volume do oceano, abriga bilhões de toneladas métricas de matéria orgânica e parte da biodiversidade mais impressionante da Terra, apesar de estar fora do alcance da luz solar.

A zona crepuscular é também um habitat crucial para a vida marinha que mergulha em busca de presas, como tubarões, ou peixes-lanterna que se escondem na zona crepuscular durante o dia e nadam até à superfície para se alimentarem à noite.

Novas pesquisas alertam que a crise climática pode reduzir a vida na zona crepuscular entre 20% e 40% até o final do século. E se as emissões de gases de efeito estufa continuarem, os pesquisadores estimam que a vida na região oceânica pode ser severamente esgotada em 150 anos – e a recuperação pode não ser possível por milhares de anos.

Fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/crise-climatica-pode-reduzir-vida-marinha-a-1-km-de-profundidade-em-40-ate-o-final-do-seculo/

About The Author