Um evento meteorológico raro tem chamado a atenção na costa brasileira nos últimos dias: a tempestade Akará. Este ciclone, que fez a transição de subtropical para tropical, recebeu o nome de Akará, que significa “peixe” em Tupi antigo, pela Marinha do Brasil. A tempestade permanece ao largo da costa sul do país, sem se aproximar significativamente do continente, de acordo com informações da Metsul.

Apesar de não influenciar diretamente a ocorrência de chuvas intensas ou ventos fortes no continente, a tempestade tropical Akará está gerando ventos fortes sobre o oceano, o que resulta em agitação marítima ao longo da costa sul e sudeste do Brasil. Navegantes devem estar atentos aos avisos emitidos pela Marinha do Brasil para garantir a segurança durante essa condição adversa.

Embora classificada como tempestade tropical, ainda não há expectativas de que o Akará se intensifique e se torne um furacão. Este é o primeiro ciclone a receber um nome no Brasil desde a tempestade subtropical Yakecan, em maio de 2022. A previsão é de que o Akará se afaste gradualmente na quarta-feira e não tenha mais impactos significativos sobre o país a partir de quinta-feira, segundo meteorologistas da Climatempo.

About The Author