Conheça a Salema (Anisotremus virginicus)

Um dos peixes mais comuns do nosso litoral e fácilmente avistado durante nossos mergulhos.

Características: Corpo alto, levemente achatado, caracterizam-se pelas listas longitudinais (6 a 8), alternando o azul com o amarelo, da cabeça até à barbatana caudal, além de duas barras negras, bem demarcadas, na cabeça (uma passando da nuca até à boca, passando pelo olho e a outra da parte anterior da barbatana dorsal, passando pela zona dos opérculos).

Nadadeiras amareladas. Preopérculo levemente serrilhado na margem anterior. O segundo espinho da anal é bastante desenvolvido. Escamas ctenóides. Caudal furcada. Os espécimes juvenis apresentam faixas pretas horizontais no corpo e uma mancha preta arredondada na base da caudal. Ainda que o seu comprimento médio ronde os 20 a 30 cm, chegam a atingir 40 cm e 1 Kg de peso.

Habitat: águas com fundos rochosos e recifais entre os 2 e os 20 m de profundidade.

Ocorrência: todo litoral brasileiro.

Hábitos: vivem em pequenos grupos ou de forma solitária. Emite sons ao variar o volume de ar dentro da bexiga natatória e ao ranger os dentes.

Alimentação: captura crustáceos, moluscos e outros invertebrados, especialmente durante o período nocturno, enquanto se esconde entre possíveis esconderijos do meio que habita. Os juvenis alimentam-se de parasitas de peixes maiores.

Reprodução: durante as estações de acasalamento podem formar grandes agregações.

Ameaças: destruição do habitat e poluição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.