Conheça a nova Panasonic LUMIX S1H, a primeira câmera com vídeo 6K/24p e qualidade de cinema

A Panasonic anunciou hoje o desenvolvimento da LUMIX S1H, uma nova câmara DSLM (digital com objetiva individual sem espelho) equipada com um sensor Full-Frame. É a primeira câmara do mundo capaz de gravar vídeo em 6K/24p (formato de imagem 3:2), 5.9K/30p (formato de imagem 16:9) e 10 bits 60p 4K/C4K.*²*³ Como se trata de uma câmara sem espelho, esta combina qualidade de vídeo profissional com uma grande mobilidade. Chegará ao mercado no outono de 2019.

Desde o início do desenvolvimento das ferramentas de gravação de vídeo para cinema digital nos anos 90, a Panasonic produziu muitas tecnologias inovadoras para cinematografia, tais como gravação de vídeo 24p, vídeoslow motion utilizando uma velocidade de fotogramas variável, uma ampla gama dinâmica e espaço de cor V-Log/V-Gamut. Além disso, a Panasonic trabalha com cineastas há mais de 25 anos para conceber e desenvolver os melhores produtos para esta indústria.

A LUMIX GH1 estreou em 2009 como a primeira câmara DSLM capaz de gravar vídeo AVCHD em alta definição*⁴ Em 2014, lançou a LUMIX GH4 como a primeira câmara digital sem espelho*⁵ capaz de gravar em 4K. Em 2017, a LUMIX GH5 chegou ao mercado e tornou-se a primeira câmara com capacidade de gravação 4K/60p, 4:2:2 de 10 bits 4K/30p do mundo,*⁶ uma câmara aclamada pelos criadores de cinema pelo seu elevado desempenho, excelente mobilidade e versatilidade na produção cinematográfica.

A nova LUMIX S1H foi concebida e desenvolvida aplicando a vasta experiência e conhecimentos tecnológicos adquiridos em todos os desenvolvimentos das câmaras LUMIX. Por isso, reúne todas estas tecnologias, especialmente na área do processamento digital dos sinais e da dispersão térmica, num corpo compacto e leve para alcançar um elevado desempenho e uma mobilidade ágil.

As principais características da nova LUMIX S1H são as seguintes:

1. Alta resolução até 6K para múltiplos formatos

Ao maximizar a utilização de píxeis no sensor de imagem Full-Frame, a LUMIX S1H conseguiu alcançar uma gravação de vídeo 6K/24p (formato de imagem de 3:2) ou 5.9K/30p (formato de imagem de 16:9) pela primeira vez a nível mundial. Também é a primeira câmara digital com objetivas Full-Frame permutáveis*¹ equipada para a gravação de vídeo de 10 bits 60p 4K/CPK*² *³. Adapta-se a uma ampla variedade de formatos de gravação, incluindo o modo 4:3 Anamórfico, para responder às necessidades dos profissionais. A sua alta resolução também pode ser utilizada para criar vídeos 4K com uma qualidade de imagem mais alta ou para recortar as fotografias em 4K.

2. Gradação e um vasto espaço de cor praticamente igual ao das câmaras de cinema

A LUMIX S1H oferece V-Log/V-Gamut com uma ampla gama dinâmica de mais de 14 passos, equivalente a câmaras profissionais como a Cinema VariCam, para captar com precisão tanto áreas escuras como áreas mais luminosas. Concebida sob gestão consistente de cores, as filmagens gravadas pela S1H são compatíveis com as filmagens do V-Log gravadas pela VariCam ou com as do V-Log L gravadas pela LUMIX GH5/GH5S.

3. A elevada fiabilidade do produto permite uma gravação de vídeo ilimitada*⁷

Em cada modo de gravação da S1H, o utilizador pode gravar vídeos sem precisar de parar na temperatura de funcionamento certificada, de modo a que o utilizador possa concentrar-se na captação de imagens.

A Panasonic oferece agora três modelos inovadores na série S da LUMIX de câmaras Full-Frame sem espelho: a S1R, a S1 e a nova S1H. A LUMIX S1R é ideal para captar imagens de alta resolução; a LUMIX S1 foi concebida para fotógrafos que precisem de trabalhar com ISO mais extremos e com uma qualidade elevada tanto para fotografias como para vídeos; e a LUMIX S1H foi concebida e desenvolvida especialmente para a produção cinematográfica. Com esta gama de câmaras, a Panasonic compromete-se a satisfazer as exigências de todos os profissionais da área da fotografia, desafiando a evolução constante da cultura da fotografia e do vídeo na nova era digital.

O protótipo da LUMIX S1H será apresentado na “Cine Gear Expo 2019.*⁸

*¹ Como uma câmara com uma objetiva digital permutável, a 31 de maio de 2019.
*² Como uma câmara com um sistema de objetivas digitais permutáveis Full-Frame, a 31 de maio de 2019. Num tamanho equivalente a Super 35mm.
*³ Correspondente a 4K (4096×2160) conforme definido pelo Digital Cinema Initiatives (DCI).
*⁴ A 25 de março de 2009, como câmara digital com um sistema de objetivas permutáveis.
*⁵ A 25 de março de 2014, como uma câmara digital sem espelho com uma única objetiva.
*⁶ A 25 de janeiro de 2017, como câmara digital com um sistema de objetivas permutáveis.
*⁷ O tempo de gravação varia dependendo da capacidade da bateria e do cartão de memória. Quando a temperatura da câmara sobe acima da temperatura de funcionamento especificada, a câmara poderá parar automaticamente a gravação do vídeo para a proteger de danos causados pelo calor.
*⁸ O Cine Gear Expo 2019 é o principal evento anual para profissionais da tecnologia, do entretenimento e da indústria, que se realizará nos Paramount Studios em Los Angeles, Estados Unidos, de 30 de maio a 2 de junho.
· O design e as especificações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

A Panasonic Lumix S1H para foto e vídeo subaquático

Embora a Panasonic S1H ainda esteja em fase de desenvolvimento, as especificações que foram lançadas podem nos ajudar a inferir muito sobre o que esta câmera fará para fotografia subaquática e vídeo subaquático. Embora as câmeras Panasonic Lumix S1 e S1R sejam projetadas para fotografia e videografia, a Panasonic anunciou que o S1H foi especificamente projetada como uma câmera de cinema. Com suas especificações atuais, é difícil inferir se o S1H será uma opção viável para a fotografia subaquática, provavelmente não será, para o vídeo subaquático, por outro lado, o S1H pode ser o futuro. A um preço de varejo estimado de US $ 4.000, o S1H está no lado caro de um corpo de câmera.

Mas também é a única câmera de lente intercambiável que pode capturar vídeo de 6K. Os cenários reais de cinema subaquático que conseguem filmar vídeos com mais de 4K começam a atingir preços que excedem o preço de muitos carros. Portanto, esta é uma opção econômica para qualquer cinegrafista subaquático que queira capturar os melhores detalhes que os oceanos têm a oferecer. Além disso, o 4K @ 60p com gravação de 10 bits promete belos tons de cor entre sombras e realces. E o perfil de imagem Vlog dá água na boca.

Ser capaz de capturar mais de 14 pontos de detalhes é um sonho para qualquer cinegrafista subaquático que enfrenta condições difíceis de iluminação, onde uma única cena pode incluir sol brilhante e abismo escuro. Esperamos e esperamos que o S1H tenha dois slots de cartão para capturar todos esses dados extras, com pelo menos um sendo um XQD. Também esperamos que haja uma maior variedade de lentes de montagem em L para a série S da Panasonic no momento em que o S1H for lançado. Se as lentes certas estão lá fora, então será hora de qualquer ávido videomaker subaquático migrar para a Panasonic S1H. Nenhuma outra câmera de lente intercambiável terá esse tipo de capacidade de vídeo. Lindos tons de cores e detalhes subaquáticos que definem tendências estão no horizonte para capturar nossos oceanos azuis (e verdes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.