Clean Up Day recolhe 183 kg de lixo do Lago Paranoá neste último sábado

A quarta edição do Clean Up Day retirou 183 kg de lixo do Lago Paranoá, na altura da Orla da Concha Acústica, neste sábado (22). Latas e garrafas de cerveja, bonés, gravatas, chapéus, sandálias e acessórios são alguns dos objetos encontrados.

Itens inusitados também foram retirado nos mergulhos. Objetos como notebook, viseira de capacete, acessórios de narguilé e um ferro de passar roupas estavam poluindo o Lago.

Diversos itens são encontrados no fundo do Lago Paranoá. Foto: Divulgação/R2 Produções

O diretor de sustentabilidade do Na Praia, Francisco Nilson chama atenção para a incidência de lixo originário de pessoas que usam o Lago como um local de diversão: “É contraditório você poluir o lugar que você encontra amigos, passeia com a família e se diverte. Temos que mudar essa cultura”.

A 4ª edição do Clean Up Day mobilizou 80 mergulhadores na missão de limpeza e atingiu a marca de mais de duas toneladas de lixo recolhida, no acumulado dos quatro anos. “Ainda assim, o que mais encontramos são latas de bebidas, garrafas e embalagens plásticas. Infelizmente isso só vai mudar quando as pessoas jogarem o lixo no lixo”, alerta Nilson.

Na Praia Sustentável

O Na Praia terá início oficialmente na sexta-feira (28). O evento segue planejamento de sustentabilidade, de acordo com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecido internacionalmente como um evento Lixo Zero. O complexo montado na Concha Acústica com 33 mil m² é entregue totalmente limpo após as festividades. O projeto arquitetônico inclui o reaproveitamento e a economia de 1 milhão de litros de água e o reuso de mais de 20 toneladas de material de construção.

Diversos itens são encontrados no fundo do Lago Paranoá. Foto: Divulgação/R2 Produções

Entre as iniciativas que merecem destaque estão a captação de alimentos para doação, nesta edição espera-se arrecadar mantimentos para preparar 750 mil refeições, distribuídas em mais de 217 entidades; a adoção de copos retornáveis ao longo de três edições significará mais de 3 milhões de copos descartáveis plásticos evitados; além da substituição dos papéis toalhas por secadores elétricos e adoção de papeis higiênicos hidrossolúveis, que reduziu o consumo de mais de 5 toneladas de papel.

Edição comemorativa

Em clima de aniversário, o Na Praia 2019 convida o público para sensações pulsantes e vivas! A temporada do ano mais esperada do ano se aproxima com experiências intensas na edição comemorativa “Na Praia 5 anos: Memórias e Sensações”. O México vai desembarcar no parque temático, de 28 de junho a 08 de setembro em Brasília. A expectativa da organização é alcançar um público de 300 mil pessoas em 2019, sendo 10% de turistas. A ambientação vai retratar as civilizações, a cultura pop e a alegria do povo mexicano. Um convite para uma jornada na cultura milenar do país, abordando períodos históricos dos Maia e Azteca, Pré-Hispânico, Colonial e Contemporâneo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.