Um naufrágio ocorrido há 2,5 mil anos tem mobilizado arqueólogos espanhóis em Mazarrón, na região de Múrcia, no sudeste da Espanha.

É que ali, no fundo do mar, há um barco fenício de oito metros de comprimento que está afundado na areia e corre o risco de ser seriamente danificado. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a embarcação é considerada uma peça única da antiga engenharia marítima.

Pesquisadores do Instituto de Arqueologia Náutica da Universidade de Valência tentam achar uma maneira de recuperar o navio antes que alguma tempestade o destrua. Para isso, em junho, nove técnicos realizaram 560 horas de mergulho ao longo de duas semanas para registrar todas as rachaduras e fissuras na peça, que está a 60 metros da Playa de la Isla, também conforme a Reuters. O barco foi batizado de Mazarrón II em homenagem ao munícipio em que se encontra.

Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/cientistas-correm-para-recuperar-navio-fenicio-naufragado-ha-25-mil-anos-entenda-por-que,a0c73e9ac29e49e53e532f6aee7a897bl2twxi83.html

About The Author