Apesar de frequentarem o litoral brasileiro a procura das águas quentes para a reprodução, as baleias-jubartes (Megaptera novaeangliae) e as baleias-franca (Eubalaena australis) são diferentes até na família.
A jubarte, representante da família Balaenopteridae, atinge os 16 metros de comprimento, pesa até 35 toneladas e migra para as águas do Banco dos Abrolhos, na Bahia, na hora de reproduzir. A espécie já esteve ameaçada de extinção, mas saiu da lista vermelha em 2014. Hoje estima-se que cerca de 34.000 frequentem o litoral brasileiro.
Já a baleia-franca, da família Balaenidae, que ainda está ameaçada de extinção, chega a 17 metros de comprimento pesando 60 toneladas. As francas eram encontradas do Rio Grande do Sul até a Bahia, mas com a caça intensa nos séculos XIX E XX a população foi reduzida. Atualmente são mais frequentes no litoral sul, na região que vai de Santa Catarina até o estado gaúcho.
Fonte:https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/08/21/cena-rara-comportamento-reprodutivo-e-flagrado-pela-1a-vez-entre-jubartes-e-baleia-franca-acompanhada-de-filhote.ghtml
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution