Uma caravela-portuguesa chamou a atenção de banhistas em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (17). Apesar de bonita, ela é capaz de produzir queimaduras de até terceiro grau em contato com com a pele. O biólogo marinho Eric Comin explicou que os primeiros socorros mais indicados no caso de contato direto com o animal.
As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são formadas por uma parte que boia e por tentáculos, que ficam debaixo d’água e são os responsáveis por soltar toxinas e causar queimaduras. Ao entrar no mar é preciso ficar atento e, caso localize uma, o recomendado é se afastar do animal, segundo o biólogo.
No caso de incidente com caravelas-portuguesas, Comin explica que o indicado é jogar vinagre e retirar os filamentos do animal da pele com auxílio de uma lâmina de barbear molhada também em vinagre.
O especialista explica que os tentáculos da caravela-portuguesa costumam se desprender do corpo do animal e grudar na pele humana. Por isso, é importante tentar removê-los o quanto antes. Após eliminar os filamentos, a vítima deve buscar atendimento médico.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/01/18/caravela-portuguesa-chama-atencao-de-banhistas-no-litoral-de-sp-e-especialista-explica-os-riscos.ghtml
More
What the first images of the 3D megamap of the universe reveal
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions