Ambientalistas da organização WWF colocaram uma câmera no casco de uma tartaruga-marinha e registraram um passeio pela Grande Barreira de Corais, na Austrália, do ponto de vista do réptil.
O equipamento foi instalado com a ajuda de pesquisadores da Universidade de Queensland. O objetivo do projeto é chamar a atenção para o impacto que a poluição tem provocado no ecossistema, considerado ameaçado.
Cerca de 6 mil espécies vivem na região, que enfrenta as consequências da mudança climática, da má qualidade da água que chega de terra firme, assim como a ameaça das estrelas-do-mar.
Segundo o Instituto de Ciência Marinha da Austrália, a Grande Barreira de Corais registrou uma redução de 50,7% na cobertura original entre 1985 e 2012. O conjunto de corais cobre uma área de 345 mil km², sendo o maior ecossistema de recifes de corais do mundo.
Em 2013, o próprio governo australiano reconheceu oficialmente a degradação da área, que tem estado classificado atualmente como “medíocre” e que a Unesco ameaça incluir na lista de áreas em perigo.
More
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo
Oarfish Reappears in California, Reviving Beliefs About Its Link to Natural Disasters