Secretário geral das Nações Unidas anuncia iniciativa para a defesa dos oceanos

Foto: Kadu Pinheiro

O secretário-geral das Nações  Unidas, Ban Ki-moon, anunciou dia 12 de agosto de 2012, em Yeosu, Coreia do Sul, o lançamento  de uma iniciativa para a proteção dos oceanos.

Designada “Compacto Oceanos”, a iniciativa tem por objetivo a preservação  das espécies ameaçadas pela pesca, bem como o combate à poluição e à subida  do nível das águas do mar.

O projeto pressupõe igualmente o aumento de eficiência da coordenação  dos esforços empreendidos, no seio da ONU, para a salvaguarda dos oceanos,  que se encontram em “estado precário”, como sublinhou Ban Ki-moon.

“Os nosso oceanos estão a aquecer e a expandir-se”, disse o secretário-geral  da ONU, na conferência que marca o 30º aniversário da assinatura da Convenção  das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

“Arriscamos mudanças irrevogáveis em processos que ainda não percebemos  integralmente, como se verifica com as alterações do clima”, prosseguiu  Ban Ki-moon, alertando igualmente para o aumento da acidez das águas dos  mares, que “destrói a base de vida nos oceanos e ameaça redesenhar o mapa  mundial, pondo em risco centenas de milhões de pessoas, entre os mais vulneráveis  do planeta”.

Uma comissão de alto nível vai ser constituída para elaborar o plano  de acção do “Compacto Oceanos”, reunindo políticos, cientistas e oceanógrafos,  representantes do setor privado e da sociedade civil, assim como membros  de organizações das Nações Unidas.

Até 2025, os países devem fixar metas para reduzir emissões poluentes  e pelo menos dez por cento das áreas marinhas e costeiras devem ser sujeitas  processos de preservação.

“Compacto Oceanos” prevê igualmente o reforço da luta contra a pesca ilegal, a reposição de populações marinhas e a erradicação de espécies invasoras.

About The Author