Durante uma observação de baleias na costa de Port Macquarie, na Austrália, a fotógrafa Jodie Lowe capturou imagens de uma baleia-jubarte com o dorso coberto por marcas enigmáticas. Apesar das cicatrizes, Jodie relatou ao Yahoo Austrália que a baleia “parecia saudável e nadava bem”.

Baleia-jubarte emergiu do mar com o dorso repleto de marcas misteriosas(REPRODUÇÃO/JODIE LOWE (VIA YAHOO AUSTRÁLIA))

Consultado sobre o caso, o professor de ecologia marinha Rob Harcourt, da Universidade Macquarie, sugeriu que as marcas poderiam ser cicatrizes resultantes de emaranhamento em redes de pesca. Ele também mencionou outras possibilidades, como ferimentos decorrentes de lutas entre machos ou arranhões causados por cracas.

A especialista Vanessa Pirotta, também da Universidade Macquarie, expressou surpresa ao ver essas marcas, afirmando ao Yahoo que nunca havia visto algo parecido. “Normalmente, cicatrizes ficam esbranquiçadas. O padrão dessas marcas é irregular e parece profundamente recortado, não apenas superficial”, explicou.

Vanessa descartou a hipótese de que as marcas foram causadas por hélices de barco e sugeriu que poderia ser algum tipo de problema de pele. No entanto, ela admitiu que tanto ela quanto outros especialistas ainda estão discutindo a verdadeira origem dessas misteriosas marcas.

About The Author