Acidente com tubarão branco mata surfista na Austrália

Equipes de resgate trabalham na ilha de Wedge, local do ataque (Foto: AP)

Notícia preocupante, visto ser o quinto ataque de tubarão a provocar mortos na costa oeste da Austrália em um período de 10 meses, desequilibrios no ecosistema são geralmente a causa desses ataques, onde pessoas são mortas e animais como o tubarão são tidos como os criminosos, e na maioria das vezes são as verdadeiras vítimas, um tubarão-branco matou um surfista de cerca de 20 anos próximo à ilha de Wedge neste sábado dia 14 de julho, segundo testemunhas. Equipes de resgate procuravam o corpo da vítima, com a ajuda de um helicóptero.
Um amigo que estava surfando com a vítima disse que conseguiu escapar e nadar cerca de 40 metros até alcançar a costa.

Matt Holmes, outra testemunha, disse que estava andando de jet ski por perto e ainda tentou ajudar o surfista, mas não conseguiu. Segundo Holmes, só sobrou parte do tronco da vítima.
“Havia sangue por toda a parte e um enorme, um enorme tubarão branco circulando o corpo”, afirmou Holmes à rede de televisão ABC, estimando que o tubarão tinha quatro ou cinco metros de comprimento.

“Eu cheguei para pegar o corpo e o tubarão veio até mim e tentou me atingir. Eu fiz outra manobra e quando voltei para resgatar o corpo o tubarão o pegou.”
Os tubarões-brancos estão entre os maiores da espécie no mundo e podem chegar a seis metros de comprimento e pesar duas toneladas, além de serem animais em perigo de extinção.

Acidentes como esse devem ser tratados como acidentes e não como “ataque” visto que é notório e sabido que o ser humano não faz parte da cadeia alimentar dos tubarões, e se esses ataques estão ocorrendo é por que alguma coisa fora do padrão natural desses animais está sendo afetado pela interferência humana na região ou proximidades, autoridades Australianas tomaram providências para isolar a área e tentar entender as causas do acidente fechando as praias próximas e tentando localizar o animal que protagonizou o ataque, pescadores e pessoas que estavam na praia informaram que observaram o animal ir em direção ao alto mar após o incidente.

About The Author