Quando o eclipse solar total percorrerá um trajeto que atravessa o México, os Estados Unidos e o Canadá em 8 de abril, os observadores podem esperar uma série de momentos impressionantes.
Durante um eclipse solar total, a Lua cobre completamente o disco solar por um curto período conhecido como totalidade – e cerca de 32 milhões de pessoas nos EUA, localizadas ao longo da faixa de totalidade de 185 quilômetros de largura para o evento de abril, terão a oportunidade de testemunhar esse espetáculo celeste em toda a sua plenitude. Vale a pena reservar um tempo para parar e apreciar este evento celestial histórico, pois um eclipse solar total não será visível novamente em todo o território continental dos EUA até agosto de 2044, e um eclipse anular, no qual a Lua não cobre completamente o sol, não ocorrerá nesta parte do mundo novamente até 2046.
Aqui está como acompanhar o eclipse de 8 de abril. “Até você realmente ver um eclipse total, é quase impossível descrever”, disse o Dr. John Mulchaey, representante de Ciência da Instituição Carnegie de Ciência e diretor e ocupante da Cadeira Crawford H. Greenewalt dos Observatórios Carnegie. “Quando você vê a totalidade, pode perceber o enorme impacto que teve sobre os seres humanos ao longo de milhares de anos.
É uma das coisas mais belas que a maioria das pessoas jamais experimentará.” Mas as fases que precedem e sucedem a totalidade – incluindo alguns fenômenos impressionantes que ganharam seus próprios nomes – também são bastante memoráveis, segundo os especialistas em eclipses. Veja o que observar durante o eclipse.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution