Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Kodja

Arraia “gigante” foi flagrada na laje de Santos-SP

Foi avistada no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, em Santos, há 42 quilômetros das praias da região, uma rara aparição da arraia manta oceânica (Mobula birostris). O animal foi encontrado pelo mergulhador Guilherme Kodja, que apelidou a raia de “Fefê”.

Apesar de seus três metros de comprimento, a arraia foi classificada como juvenil, essa espécie na fase adulta pode chegar a até oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Guilherme também conseguiu identificar que se tratava de uma fêmea e localizou dois ferimentos no corpo do animal.

Foto: Arquivo pessoal/Guilherme KodjaFoto: Arquivo pessoal/Guilherme Kodja
Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Kodja

O mergulhador ainda contou que a chegada inesperada do animal foi uma surpresa para todos, foi flagrado sem querer durante uma instrução de mergulho, e que inclusive estava na esquipe uma criança de apenas 11 anos.

A pesca dessa espécie é completamente proibida, pois consta na lista mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza, como vulnerável ao risco de extinção.

A arraia “Fefê” deverá ser registrada no banco de dados mundial do IDtheManta, que reúne todas as informações sobre exemplares da espécie.

Segundo a página Mobulas do Brasil, projeto que o mergulhador faz parte, essa foi a primeira aparição com aproximação e foto-identificação de um exemplar dessa espécie de arraia nos últimos quatro anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.