Após 30 anos Japão retorna caça comercial de baleias

Durante os últimos anos, Japão permitia apenas o que chamava de “pesca para fins científicos”

Autoridades do Japão, anunciaram depois de três décadas a retomada da caça às baleias para fins comerciais, decisão que ocorreu pela primeira vez desde 1982, após a decisão do governo de deixar a Comissão Baleeira Internacional (CBI).

Segundo a agência pesqueira do Japão, foi divulgado um triste número, o navio pesqueiro tem o objetivo de capturar 227 baleias até o fim do ano. Sendo 150 animais da espécie Bryde, 52 do tipo Minke (baleia-anã) e 25 baleias-Sei.

As caças serão realizadas em águas territoriais japonesas, a medida evita a captura de baleias em águas do oceano antártico e do hemisfério sul.

Entenda qual a importância das baleias para o ecossistema marinho

As baleias tem um papel fundamental no nosso ecossistema. Exemplo, as fezes delas alimentam e são nutrientes para outros organismos marinhos.

A remoção destes indivíduos da natureza gera um desequilíbrio. A maioria das espécies de baleias ainda são ameaçadas de extinção, sendo todas as espécies importantes para o funcionamento perfeito do ecossistema marinho.

Isso se agrava ainda mais devido ao fato de o ciclo de reprodução ser extremamente lento: em média, uma fêmea tem apenas um filhote a cada três anos.

Conheça as espécies efetadas

(Foto: Arte de Aline da Silva)

Justificativa da pesca: “questão cultural”

De acordo com a estatísticas do governo divulgadas pela CNN, após a segunda Guerra Mundial o consumo de carne de baleia cresceu significativamente. Em 1964, os japoneses consumiram 154.000 toneladas de carne de baleia, pois os animais eram a principal fonte de carne do pais.

Ainda de acordo com as autoridades japonesas dizem que comer baleias é parte da cultura do local, especialmente entre os idosos que tinham como única fonte importante de proteína no período pós-guerra. Há também moradores locais que não concordam com a inciativa.

Nas últimas décadas, com a proibição da caça das baleias o número de consumo da carne despencou para 3.000 toneladas, isso equivale a aproximadamente duas colheres de sopa de carne de baleia por pessoa ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.