O arquipélago ficou mais de 30 anos sem poder receber visitas, ficou reservado todos esses anos para atividades militares (Marinha). E agora que reabriu está agitando o mundo do mergulho no litoral norte paulista. Alcatrazes recebe em média 50 mergulhadores por semana.

Conhecido por sua beleza tanto dentro da água como fora. Fica somente 35 quilômetros de distância de Ilhabela, Alcatrazes chama muito atenção por sua ampla quantidade de vida marinha, cerca de 1,3 mil espécies de fauna e flora registradas. Hoje nas ilhas existem 93 espécies ameaçadas de extinção e 20 que só existem ali.
As ilhas não podiam ser visitadas pois era um ponto de treinamento da Marinha, faziam exercícios e treinamentos de guerra. Durante anos somente alguns pesquisadores conseguiram explorar o local mediante autorização.

Estão autorizados a entrar na ilha somente 6 barcos, a expectativa é grande para o crescimento de turistas nos próximos anos. No momento não é cobrado nenhum tipo de ingresso para entrar nas ilhas, mas isso já está sendo pensando para ajudar futuramente a preservação.