Update Acidente fatal com mergulhador em Ilha Bela

Foto: Kadu Pinheiro / Divemag
Foto: Kadu Pinheiro / Divemag

Update do Acidente ocorrido em Ilha bela

Ilha das Cabras, Ilhabela – SP. Segundo dia consecutivo de mergulho autonomo. Primeiro mergulho do segundo dia, divemaster guiando dois mergulhadores OWD. Tempo de fundo aproximado 12 minutos, profundidade aproximada 5 metros, visibilidade aproximada 4 metros, temperatura da água aproximada 23oC.

Durante o mergulho, já no fundo, um mergulhador se separa do grupo, o divemaster sinaliza para o outro mergulhador que o aguarde naquele mesmo local, volta um pouco, encontra o mergulhador que havia se separado e o trás de volta ao grupo sinalizando para que fiquem juntos.

Após poucos minutos juntos, o mesmo mergulhador se separa novamente, o divemaster repete o procedimento, porém após um minuto de busca, desta vez sem sucesso, vai de encontro ao outro mergulhador que o aguardava e sobem para superfície. Buscam por bolhas do mergulhador desaparecido por mais um minuto. Sem sucesso, o divemaster pede ao mergulhador que volte ao barco, informa a tripulação do desaparecimento do mergulhador e volta ao fundo para mais uma busca. Ao mesmo tempo, um marinheiro e um instrutor são designados a fazer uma busca na superfície com o bote de apoio, o responsável pela operação pede auxílio a mais dois botes e dois instrutores de outra operadora para buscas na superfície e no fundo.

Após aproximadamente 15 minutos sem sucesso nas buscas, o responsável pela operação, através do canal VHF 68 prefixo DELTA 24 (Yacht Club de Ilhabela) aciona o Salvamar (Corpo de Bombeiros) e pede para a operadora emitir sinal de alerta a todas embarcações para o cuidado quando em navegação pela área ao possível encontro com mergulhador à deriva. Após aproximadamente 01:15h de buscas, mergulhador é encontrado no fundo, aos 14 metros com regulador fora da boca.

Trazido à superfície foi constatado que o mesmo encontrava-se em parada cardiorespiratória e quadro de cianose. Ao movimentá-lo para dentro do bote a vítima expeliu líquido e espuma pela boca. Ao transferí-la para o grupamento do Salvamar foi observado que a vítima encontrava-se completamente equipada, Cilindro restando 140 bar de suprimento de ar, máscara no rosto, nadadeiras vestidas, octopus na posição, colete desinflado com todas as presilhas atadas, cinto de lastro na posição e travado, roupa em perfeitas condições, não desmonstrando aparentemente qualquer sinal de desespero e/ou tentativa desordenada de vir à superfície. Vítima foi entregue ao Salvamar para remoção ao Pronto Socorro de Ilhabela.

Relato oficial enviado as autoridades competentes e a DAN

About The Author