Finlândia – COPENHAGEN – No dia 07 de fevereiro, dois mergulhadores de caverna faleceram em um acidente de mergulho em uma caverna (Plura), ao norte da Noruega.
O porta-voz do Ministério do Exterior Tytti Pylkko declarou que os dois estavam em um grupo de cinco mergulhadores finlandeses, participando de um mergulho no local.
As autoridades confirmaram a identidade dos 2 mergulhadores falecidos em Plura, são: Jari Mika Tapi Huotarinen de 40 anos e Jari Usimäki de 34.
A Polícia no distrito de Helgeland da Noruega confirmou que foram alertados na sexta-feira passada sobre um acidente de mergulho perto de Mo i Rana, cerca de 1.000 quilômetros (620 milhas) ao norte de Oslo. Um comunicado da polícia disse que 2 mergulhadores morreram no local e três outros foram levados para um hospital próximo.
O sistema de cavernas, alimentado pelo rio Plura, é considerada a maior caverna alagada da Noruega e é muito popular entre os mergulhadores de caverna da região. A mídia local disse que um mergulhador norueguês de 37 anos morreu na mesma cavernas em 2006, na tentativa de estabelecer um novo recorde de profundidade de mergulho, além das dificuldades técnicas e da profundidade a temperatura da água no local é de 3 Graus.
O tempo de mergulho planejado pela equipe era de cinco horas, durante a qual os mergulhadores planejavam chegar a 120 metros de profundidade. O grupo foi dividido em dois times separados – uma dupla e outro trio de mergulhadores, que fariam o mergulho com duas horas de intervalo, entre os times, As equipes usavam equipamentos de respiração de circuito fechado ou “Rebreather”. O desastre teve início quando um dos equipamentos dos mergulhadores ficou entalado em uma passagem a mais de 90 metros abaixo da superfície. Seu dupla lutou em vão para libertar o companheiro de equipe preso, mas não conseguiu, e o mergulhador se afogando. A segunda equipe, ainda fora da água, não sabia o que estava acontecendo abaixo e partiu após as duas horas planejadas para encontrar a primeira equipe. Depois de descer eles se depararam com o corpo de seu companheiro de equipe, e tentaram mais uma vez sem sucesso liberar o mergulhador. Durante esse tempo, um segundo membro do grupo apresentou dificuldades técnicas e começou a usar o bail-out (backup). Apesar das tentativas do terceiro membro da equipe para ajudar, este mergulhador também veio a falecer.
Os mergulhadores sobreviventes foram levados de helicóptero para um hospital, onde receberam tratamento hiperbárico apresentando quadro de doença descompressiva leve, após terem permanecido na água por quase oito horas.
Uma investigação feita pela polícia norueguesa está em curso, e os planos de resgate dos corpos estão em andamento, o que a polícia diz que poder levar semanas devido à profundidade em que ocorreu o acidente, times europeus especializados em resgates dessa natureza estão sendo acionados para o possível resgate, por enquanto os corpos ainda estão na caverna em um trecho muito técnico e de difícil acesso.
Tradução: Kadu Pinheiro
2 thoughts on “Acidente com 2 fatalidades em mergulho de caverna na Noruega”